SUA MENSAGEM

Como era a Lapa entre os anos de 1850 e 1870

Possivelmente essa é a fotografia mais antiga da cidade de Bom Jesus da Lapa, feita no ano de 1868 pelo fotógrafo alemão August Riedel, quando a Lapa ainda era uma vila pertencente ao município de Paratinga de nome "Arraial do Senhor Bom Jesus da Lapa". 

Clique nas imagens para ampliar

Fotografia: August Riedel

A imagem nos mostra um pequeno conglomerado de casas, conferindo com o que diz o censo de 1852 quando o então imperador do Brasil, D. Pedro II, enviou uma caravana de estudiosos para navegar no rio São Francisco passando por todas cidades e vilas ribeirinha, afim de saber se o rio era navegável em toda sua extensão. 

Mesma fotografia, ampliada.
A caravana partiu da nascente do rio na Serra da Canastra (Minas Gerais) em 1849 indo até a foz em Piaçabuçu (Alagoas). Foi chefiada pelo engenheiro austríaco Henrique Guilherme Fernando Halfeld, e pelo francês Emannuel Liais também engenheiro. "O Arraial do Senhor Bom Jesus da Lapa tem 128 casas com 250 habitantes sedentários"¹, dizia o relatório apresentado ao imperador brasileiro no ano de 1855.

A fotografia pertenceu ao álbum de Dona Teresa Cristina de Bourbon (1822-1889),  princesa do Reino das Sicílias (Hoje Itália), o fotógrafo foi o alemão August Riedel.

Referências:

¹"Resenhas históricas de Bom Jesus da Lapa", livro do Padre Monsenhor Turíbio Segura Villa Nueva

Por Irineu Magalhães




2 comentários:

addthis:userid="