SUA MENSAGEM

Bom Jesus da Lapa no cinema



"Beira de rio é lugar de cisma", assim um amigo poeta começa uma de suas maravilhosas poesias. Rio, com suas beiras, lavadeiras, pescadores, nego d'águas,  parece ser um dos palcos favoritos para as lendas contadas à beira do fogo e que infestam os livros. Normalmente as cidades situadas à beira de rios são ricas em folclore. Atualmente, devido a forte degradação dos rios e matas fala-se muito em conscientização e preservação. Foi pensando nisso que em 2004 foi produzido o filme "Espelhod'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco" dirigido por Marcus Vinícius Cesar e como protagonistas os atores Fábio Assunção e Carla Regina. Espelho d'Água  conta um pouco de tudo isso e muito mais. Vale a pena assistir.




















 


O belo filme "Espelho D'água", de 2004, com Fábio Assunção no papel principal, tem cenas filmadas ao longo de várias cidades à beira do "velho Chico".  Bom Jesus da Lapa fez parte, onde foi rodado algumas cenas, inclusive com alguns figurantes locais. O filme apresenta a história de Sobradinho, no norte do estado baiano.



No ano de 2004, num mundo diante da globalização e praticamente sem fronteiras, o vale do rio São Francisco é um universo a parte, que vive uma vida simples e rica, com suas lendas e seus mistérios. Celeste (Carla Regina), uma jovem carioca, parte para o São Francisco para encontrar o fotógrafo Henrique (Fábio Assunção), seu namorado. Mas chegando lá, ela descobre que Henrique saiu de barco pelo rio e desapareceu. 

Celeste decide percorrer o rio à sua procura, e é nessa busca que ela encontra Abel (Francisco Carvalho), um remeiro aposentado que passou a vida nas águas do São Francisco, e afirma que tudo o que sabe sobre aquele lugar lhe foi ensinado por sua velha canoa, que o faz sonhar e lhe contar histórias. 

Durante a procura por Henrique ao lado do remeiro, Celeste mergulha fundo na cultura do rio São Francisco e descobre um mundo repleto de histórias, lendas, milagres, superstições e crendices. Entre encontros e desencontros, o espectador transita com os personagens por tradições seculares que estão desaparecendo, dentro de um universo que esconde riquezas jamais vistas.

Fotografia do Espelho D'água
Fotografia do Espelho D'água


                                                                       Treiller do filme

Por Irineu Magalhães

0 comentários:

Postar um comentário

addthis:userid="