SUA MENSAGEM

Léo Costa e suas maravilhas


O que seria do homem sem as artes? Talvez o mundo fosse-nos cinzento, sem graça, sem sons, sem emoção. Mas para o nosso bem, o rude humano não nos foi tão mau, então nascerem e floresceram os artistas; escrevendo sobre as flores, cantou os amores, jogou um pouco de cor, muita cor nas telas da tristeza. 

Para o nosso bem nasceu Léo Costa que desde menino parece ter crescido ouvindo  o poeta Renato Russo: "É saudade,então e mais uma vez de você fiz o desenho mais perfeito que se fez  os traços copiei do que não aconteceu as cores que escolhi entre as tintas que inventei misturei com a promessa que nós dois nunca fizemos de um dia sermos três trabalhei você em luz e sombra(...)" e Léo perceptivo, sagaz que é, aos poucos começou a pintar um novo cenário; cenário esse irreal que contrasta com real deixando esse último mais belo. Léo pinta o nordeste, pinta as lavadeiras do rio, as pradarias, as singelezas do campo, pinta as almas.... vamos conhecer um pouco mais desse fantástico artista lapense.


Por Irineu Magalhães

[Clique nas imagens para ampliar]
Léo Costa é natural de Bom Jesus da Lapa-Bahia, onde desde sua infância qualquer imagem de livro ou revista lhe prendia atenção, passava horas desenhando com graveto na terra do no sitio onde morava e sempre se destacou nos desenhos nos colégios onde estudou. Aos 10 anos mudou-se para cidade onde teve mais incentivo e oportunidade de desenvolver seu talento e ficou conhecido nos colégios onde estudou e começou a ganhar uns trocados fazendo ilustrações para trabalhos escolares.


Vapor no Rio São Francisco. Detalhe: ao fundo o morro da Lapa

Ainda Jovem conheceu o poeta João Filho que o revelou ao mundo da historia da arte, através de sua vasta biblioteca particular, descobrindo assim os grandes mestres da pintura e se entregou de vez as artes. Hoje autodidata possui um estilo particular onde retrata em suas telas a vida simples e peculiar do interior nordestino com suas paisagens rústicas de clima árido e seco e seu personagem mais marcante o sertanejo com seus costumes e religiosidade.

Lavadeiras do Rio


Em 2003 teve seu reconhecimento ao ser selecionado entre os 30 melhores do Brasil no IV Concurso Cultural de Pintura em Tela, promovidos pela revista Pintura em Tela e editora On-Line, sendo finalista com mais de 1.500 inscritos, revista esta de circulação também em Portugal.

2007 e 2008 executa painéis para o Altar do Santuário do Bom Jesus da Lapa onde acontece uma das maiores romaria do Brasil.

2009 foi procurado pelo Governo da Bahia pra executar cinco Painéis em Mosaico na nova Praça Central ‘Marechal Deodoro da Fonseca’, tornando novo Cartão Postal da cidade. Ainda em 2009 desenvolveu o Projeto Sócio-Cultural: COR VIVA – Desenhando seu Futuro, financiado pelo Ministério da Cultura, Governo da Bahia, FUNCEB, BNB e FUNARTE, onde ministrou oficinas de pintura para jovens em situações de risco.

Léo em  visita a Jota Vieira, artista de Carinhanha


Em 2010 seu trabalho foi Catalogado do Livro Anuário ‘’ART GALLERY IN BRAZIL‘’onde se encontra os melhores paisagista e floristas do Brasil expondo em  São Paulo, Brasília e Salvador,  o livro está à venda nas Livrarias Saraiva, nos sites americanas.com e submarino.com.br e divulgado na TV no Canal do Boi e TV Gazeta 2011 expôs na Assembléia Legislativa da Bahia com grande sucesso.

Suas Obras são procuradas por colecionadores e consumidores de arte do País e Exterior, esta sempre expondo nas principais galerias de arte do Brasil e tem telas vendidas na Alemanha, Itália e Inglaterra. Hoje possui seu atelier próprio onde ministra aula de pintura e desenho para adultos e crianças.



 Abaixo alguns dos trabalhos e atividades do artista: 
·     
       Exposição – Brasilia
Centro Cultural Codevasf - 2013
·         Autor Projeto Socio Cultural: COR VIVA
Calendario das Artes - 2010 – Bom Jesus da Lapa - BA
Fundo de Cultura / Demanda Espontânea  - 2012 – Bom Jesus da Lapa - BA
Mais Cultura / Microprojetos  - 2010 – Bom Jesus da Lapa - BA
·         Exposição - Salvador
Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA) - 2011
·         Mosaico:
- Parque São Gotardo 85m²
- UPA 22 m²
- Praça Marechal Deodoro da Fonseca 40 m²
Governo da Bahia e Prefeitura de Bom Jesus da Lapa - 2011 / 2011 / 2009 - Bom Jesus da Lapa – BA

Mosaico Parque São Gotardo - Bom Jesus da Lapa


·         Exposição - Salvador
SESC Casa do Comercio - 2010
·         Monitor no Curso de Pintura em Tela
SENAC – 6 meses - 2010 - Bom Jesus da Lapa – BA
·         Exposição - Guanambi
Parque de Exposição Feira do Interior - 2009 - Guanambi – BA
·         Painel Altar do Santuário do Bom Jesus da Lapa 25 m²
Santuário do Bom Jesus da Lapa – BA – 2007 / 2008 – Bom Jesus da Lapa
·         30 Melhores do Brasil – Concurso Nacional de Pintura em Tela
Revista Pintura em Tela e Editora Online - 2003 - São Paulo – SP
·         Exposição – Salvador
Tetro Modulo Sala Carlos Bastos - 2003
·         Exposição – Bom Jesus da Lapa
Espaço Cultural Banco do Brasil - 1998 / 2001 – Bom Jesus da Lapa – BA

Deixemos os fatos, vamos às imagens. Logicamente tem muito mais trabalhos, deixemos para a próxima.











Contatos de Léo Costa:
Atelier:
Endereço: Rua Bela Vista 1125-b, Santa Luzia
Bom Jesus da Lapa – BA
47600-000
Contato:
http://www.facebook.com/leocosta15
Cel. 77- 9125 1490 - Tim
Cel. 77 - 8828 0601 - Oi






0 comentários:

Postar um comentário

addthis:userid="