Possivelmente essa é a fotografia mais antiga da cidade de Bom Jesus da Lapa, feita no ano de 1868 pelo fotógrafo alemão August Riedel, quando a Lapa ainda era uma vila pertencente ao município de Paratinga de nome "Arraial do Senhor Bom Jesus da Lapa".
Clique nas imagens para ampliar
Clique nas imagens para ampliar
Fotografia: August Riedel |
A imagem nos mostra um pequeno conglomerado de casas, conferindo com o que diz o censo de 1852 quando o então imperador do Brasil, D. Pedro II, enviou uma caravana de estudiosos para navegar no rio São Francisco passando por todas cidades e vilas ribeirinha, afim de saber se o rio era navegável em toda sua extensão.
Mesma fotografia, ampliada. |
A caravana partiu da nascente do rio na Serra da Canastra (Minas Gerais) em 1849 indo até a foz em Piaçabuçu (Alagoas). Foi chefiada pelo engenheiro austríaco Henrique Guilherme Fernando Halfeld, e pelo francês Emannuel Liais também engenheiro. "O Arraial do Senhor Bom Jesus da Lapa tem 128 casas com 250 habitantes sedentários"¹, dizia o relatório apresentado ao imperador brasileiro no ano de 1855.
A fotografia pertenceu ao álbum de Dona Teresa Cristina de Bourbon (1822-1889), princesa do Reino das Sicílias (Hoje Itália), o fotógrafo foi o alemão August Riedel.
Referências:
¹"Resenhas históricas de Bom Jesus da Lapa", livro do Padre Monsenhor Turíbio Segura Villa Nueva
Por Irineu Magalhães
Que relíquia amigo!!!!
ResponderExcluirUma informação preciosíssima Jamille! Você encontra sobre esse fato naquele do Prof. Barbosa.
Excluir